Institucional

Sobre


Sem dúvida, foi o espírito de classe o fator de surgimento do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo (Sincomaco), a exemplo de inúmeros outros. De início, como é regra, constituiu-se uma associação, resultante do esforço comum de vários comerciantes do ramo.

A primeira reunião com tal objetivo realizou-se no dia 25 de maio de 1938, em um escritório da rua José Bonifácio, 110. Mais tarde, instalou-se o Sindicato dos Comerciantes de Materiais de Construção de São Paulo, compondo-se a diretoria da seguinte forma: Dr.Othon Barcellos, presidente; João Zeferino Ferreira Velloso Filho, tesoureiro e Marino Zanotta, secretário.

O mandato desta diretoria findou a 1º de janeiro de 1940. A entidade funcionou, inicialmente, no prédio da Associação Comercial de São Paulo onde, na época, se encontravam instalados os Sindicatos do Comércio em sua maioria. No mês de outubro de 1940, em decorrência do Decreto-Lei nº 1.402 de 5-7-39, houve necessidade de adaptação à nova organização sindical em face da nova legislação do enquadramento sindical brasileiro, mudando-se a denominação para Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção de São Paulo.

Seu reconhecimento oficial, pelo então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, deu-se a 15 de maio de 1941. Logo em seguida, efetuava a sua primeira reunião como entidade reconhecida pelo Poder Público, dela participando, entre outros, os Srs. Othon Barcellos, Olympio Matarazzo e Carlos Eugenio Dias de Castro.

Desde 1938, o Sincomaco vem conquistando e oferecendo grandes e verdadeiros benefícios para o nosso setor.

Alteração dos Estatutos e Ampliação

Com o crescimento das atividades do Sindicato, houve necessidade de alterar-se os estatutos, para ampliar o número de cargos de diretoria. Isto aconteceu em assembleia geral extraordinária a 2 de maio de 1952, pelo que o número de diretores passou de 3 para 7, estabelecendo-se também, o sistema de suplentes.

No dia 18 de julho de 1957, o Ministério do Trabalho concedeu a extensão de sua base territorial que passou a atingir todo o Estado de São Paulo.

Nesse mesmo ano concretizou o desejo dos associados, adquirindo a sua sede própria, que estava ainda em construção e cujas obras foram concluída em 1960.

Em 1961, o Sindicato transferiu-se para sua nova sede, onde se encontra até hoje, atendendo a todas as necessidades da classe.

Em 2011 foi registrado e autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a alteração da razão social do Sincomaco, que passou a representar exclusivamente no Estado de São Paulo o comércio atacadista de material elétrico, assim sua razão passou a ser: Sindicato do Comércio Atacadista de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo.


Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo

Rua da Abolição, 66 - Cj. 23 - São Paulo/SP

CEP: 01319-010

Tel: (11) 3107-3431