Notícias locais

20 20America/Sao_Paulo abril 20America/Sao_Paulo 2022

Lockdown na China volta a impactar a logística no Brasil


Caros amigos e amigas,

O lockdown na China volta a impactar a logística no Brasil.

O número de navios aguardando para atracar no porto de Xangai aumentou nos últimos dias.

Em terra , cerca de 90% dos veículos estão fora de circulação.

A probabilidade de aumentar a inflação mundial com um choque de suprimentos gerados pela oferta, parece muito provável, com consequências reais em nosso mercado.

Abraços,
Claudio Conz

Presidente do SINCOMACO

Informe de ontem da FFW Group (trading especializada na China):

Shanghai

1. É uma pena que o controle do COVID de Shanghai dessa vez tenha sido um desastre total, desde o dia primeiro de Abril até agora toda cidade está fechada e algumas áreas já estão bloqueadas por mais de um mês, enquanto o número ainda foge de controle e aumenta cada vez mais, diariamente o aumento está em mais de 20.000,00 casos e tudo parou.

2. O maior impacto para a exportação/logística é que quase todas as cidades de origem das cargas limitam a entrada dos caminhões em Shanghai, sendo assim as cargas alteraram para Ningbo ou para o rio de Yangtze.

3. Caso não haja nenhuma mudança significativa na política do governo central, tememos que o bloqueio dure até o mês de Maio.

Ningbo

1. Houveram vários casos durante a semana passada em Ningbo e felizmente a situação está sob controle nesse momento.

2. Terminais, caminhões e armazéns estão todos funcionando normalmente, mas uma importante cidade de origin da cargas, Jinhua, incuindo Yiwu, Wuyi, Lanxi, Dongan, Panan foram paralisadas devido ao Covid e não podem exportar nesse momento. Também devido à província de Jiangsu, muitas cidades estão tendo casos, então os motoristas que fazem esse trajeto, não estão dispostos a realizar os carregamentos para evitar a quarentena quando voltarem de Ningbo.

3. Como muitos portos importantes estão sendo bastante impactados, muitas cargas estão sendo evacuadas para Ningbo, o que tem gerado muito congestionamento e atrasos nos carregamentos e saídas por lá.

Shenzhen

1. Os portos de Shenzhen e do Rio das Pérolas nesse momento quase sem Covid e uma excelente opção de embarque, está tudo funcionando muito bem.

Qingdão

1. Situação de COVID em Qingdao está sob controle e as cargas que se originam nas cidades próximas estão ok, mas o feedback de algumas fábricas devido aos problemas de Covid da China Oriental (Shanghai, Jiangsu, Zhejiang), algumas matérias-primas não estão aptas para transporte e isso pode impactar a fabricação.

Tianjin

1. Situação do COVID em Tianjin está sob controle, enquanto algumas cargas da província de Heibei ainda estão sendo impactadas.
2. Enquanto isso, devido ao Covid, as rotas e estradas normais estão fechadas, os caminhões e container podem usar somente as rodovias, o que torna esse custo rodoviário na origem mais alto do que o normal.

(Fonte : FFW Group)

Voltar para Notícias