Institucional
Sobre o Sindicato
Sem dúvida, foi o espírito de classe o fator de surgimento do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo (Sincomaco), a exemplo de inúmeros outros. De início, como é regra, constituiu-se uma associação, resultante do esforço comum de vários comerciantes do ramo.
A primeira reunião com tal objetivo realizou-se no dia 25 de maio de 1938, em um escritório da rua José Bonifácio, 110. Mais tarde, instalou-se o Sindicato dos Comerciantes de Materiais de Construção de São Paulo, compondo-se a diretoria da seguinte forma: Dr.Othon Barcellos, presidente; João Zeferino Ferreira Velloso Filho, tesoureiro e Marino Zanotta, secretário.
O mandato desta diretoria findou a 1º de janeiro de 1940. A entidade funcionou, inicialmente, no prédio da Associação Comercial de São Paulo onde, na época, se encontravam instalados os Sindicatos do Comércio em sua maioria. No mês de outubro de 1940, em decorrência do Decreto-Lei nº 1.402 de 5-7-39, houve necessidade de adaptação à nova organização sindical em face da nova legislação do enquadramento sindical brasileiro, mudando-se a denominação para Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção de São Paulo.
Seu reconhecimento oficial, pelo então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, deu-se a 15 de maio de 1941. Logo em seguida, efetuava a sua primeira reunião como entidade reconhecida pelo Poder Público, dela participando, entre outros, os Srs. Othon Barcellos, Olympio Matarazzo e Carlos Eugenio Dias de Castro.
Desde 1938, o Sincomaco vem conquistando e oferecendo grandes e verdadeiros benefícios para o nosso setor.
Alteração dos Estatutos e Ampliação
Com o crescimento das atividades do Sindicato, houve necessidade de alterar-se os estatutos, para ampliar o número de cargos de diretoria. Isto aconteceu em assembleia geral extraordinária a 2 de maio de 1952, pelo que o número de diretores passou de 3 para 7, estabelecendo-se também, o sistema de suplentes.
No dia 18 de julho de 1957, o Ministério do Trabalho concedeu a extensão de sua base territorial que passou a atingir todo o Estado de São Paulo.
Nesse mesmo ano concretizou o desejo dos associados, adquirindo a sua sede própria, que estava ainda em construção e cujas obras foram concluída em 1960.
Em 1961, o Sindicato transferiu-se para sua nova sede, onde se encontra até hoje, atendendo a todas as necessidades da classe.
Em 2011 foi registrado e autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a alteração da razão social do Sincomaco, que passou a representar exclusivamente no Estado de São Paulo o comércio atacadista de material elétrico, assim sua razão passou a ser: Sindicato do Comércio Atacadista de Material de Construção e de Material Elétrico no Estado de São Paulo.
Em 2021 houve mais uma ampliação da base de representação do Sincomaco, que passou a representar também equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico, aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico, de lustres, luminárias e abajures, e o comércio atacadista e distribuidor de energia elétrica.
E com isto uma nova denominação foi escolhida:
SINCOMACO – Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista e Distribuidor de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo.
Base de representação
Foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 20 de outubro de 2021, o deferimento do pedido de alteração estatutária do SINCOMACO que ampliou sua base de representação.
A representação atualizada do SINCOMACO é: comércio atacadista, importador, exportador e distribuidor de material de construção, de material elétrico, de mármores e granitos, de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico (exceto as categorias de máquinas, aparelhos e equipamentos de artigos odonto-medico-hospitalares, de laboratórios, de diagnóstico, de óptica, de fisioterapia e de toucador – de uso humano e veterinário), de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico, de lustres, luminárias e abajures, e do comércio atacadista e distribuidor de energia elétrica (1º Grupo – Comércio Atacadista – Plano CNC – Artigo 577 CLT).
Abaixo é possível verificar a publicação na íntegra:
Representação
O SINCOMACO representa as seguintes atividades no Estado de São Paulo:
· 46.73-7-00: Comércio atacadista de material elétrico
· 46.74-5-00: Comércio atacadista de cimento
· 46.79-6-02: Comércio atacadista de mármores e granitos
· 46.79-6-04: Comércio atacadista de material de construção não especificados anteriormente
· 46.79-6-99: Comércio atacadista de material de construção em geral
· 46.49-4-01: Comércio atacadista de equipamentos elétricos de uso pessoal e doméstico
· 46.49-4-02: Comércio atacadista de aparelhos eletrônicos de uso pessoal e doméstico
· 46.49-4-06: Comércio atacadista de lustres, luminárias e abajures.
· 35.14-0-00: Distribuição de energia elétrica
· 35.13-1-00: Comércio atacadista de energia elétrica
Diretoria Estatutária 2022/2026
Claudio Elias Conz
Presidência
Secretário
Takeyoshi Teruya
Diretor
Carlos Roberto Braga
Diretor
Hilton Guemra Saporski Filho
Diretor
Tayoshi Teruya
Tesoureiro
José Aparecido da Costa
Diretora
Gabriela Maria Sutiro Angelieri
Diretor
José Aparecido da Costa
Diretor
Marcos Augusto Angelieri Sutiro
Diretor
Marcos Gabriel Atchabahian
Diretor Jurídico
Roberto Mateus Ordine
Conselheiro Fiscal
Hiroshi Shimuta
Conselheiro Fiscal
Lício Marcos Finzetto
Conselheiro Fiscal
João Antônio Alves
Conselho Fiscal
Luíz Roberto Dias da Silva
Diretor Executivo
Antônio Eustáquio Lima Saraiva
Contato
O base de representação do SINCOMACO compreende todo o território do Estado de São Paulo.
Caso tenha dúvidas se sua empresa é de nossa representação,
favor entrar em contato pelo telefone (11) 3151-2344 ou pelo
formulário de contato.